29 de ago. de 2014

Pesquisa questiona se universo é um holograma




Segundo teoria, a informação sobre tudo no nosso universo pode estar codificada em pequenos pacotes de duas dimensões

-
São Paulo - Um grupo de físicos começou um experimento para responder uma pergunta inusitada: seria o universo um holograma? Os pesquisadores são do Fermilab, laboratório especializado em física de partículas de alta energia dos Estados Unidos.
Se você chegar bem perto da tela de uma TV irá ver pixels, pequenos pontos que, quando unidos, fazem a imagem parecer perfeita a partir de uma determinada distância. O cientista Craig Hogan, líder da pesquisa, imagina que as informações do universo podem estar reunidas da mesma forma.
Segundo a teoria de Hogan, a informação sobre tudo no nosso universo pode estar codificada em pequenos pacotes de duas dimensões. Segundo a teoria, o “tamanho do pixel” natural do espaço seria 10 trilhões de trilhões de vezes menor que um átomo.
Por ser menor do que um átomo, o espaço seria quântico e não ficaria parado. Sofreria de flutuações que o fazem vibrar. O experimento, chamado Holometer, tentará medir essas flutuações para tentar descobrir se o universo é um holograma.
Os dados serão coletados no próximo ano. “Queremos descobrir se o espaço-tempo é um sistema quântico assim como a matéria”, disse Hogan em comunicado à imprensa. “Se encontrarmos alguma coisa, as nossas ideias sobre o espaço que temos usado por milhares de anos irão mudar”, afirmou.
Fonte.: Vanessa Daraya, de 
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/pesquisa-questiona-se-universo-e-um-holograma